terça-feira, 8 de abril de 2014

Energia eólica, limpa e renovável







A energia eólica tem experimentado um exponencial e virtuoso crescimento no Brasil. De 2009 a 2012, nos seis leilões em que a fonte eólica participou, foram contratados 7 GW em novos projetos representando mais de 25 bilhões de reais em investimentos. A trajetória da fonte eólica que deverá chegar em 2017 com 8,5 GW de capacidade instalada teve início com o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa).

O recente desenvolvimento da indústria de energia eólica no Brasil está explicado por fatores estruturais importantes com destaque para o progresso tecnológico e para características de ventos do Brasil e as condições atrativas de financiamento e contratação nos leilões. A rápida inserção dessa fonte de energia na matriz elétrica brasileira e a consideração por parte do governo da importância dessa fonte estão consolidadas no Plano Decenal 2012-2021, quando a fonte eólica atinge 9% dessa matriz em 2021, com um total de 16 GW instalados. A competitividade dessa indústria se apresenta pela queda do valor médio de investimento (Capex total) que reduziu cerca de 50% nos últimos oito anos.

O Brasil apresenta a energia eólica mais barata do mundo, sendo seu gap de preço com os demais países da ordem de US$ 100,00 por MWh.

A energia eólica é uma forma de obtenção de energia de fontes totalmente renovável e limpa, não produz qualquer tipo de poluente. Sendo por isso, umas das principais apostas no campo das fontes renováveis de energia.


Flor da sustentabilidade



A flor da sustentabilidade nos indica três princípios: o cuidado com as pessoas, o repartir excedentes e o cuidado com a Terra. Cada um cumprindo sua parte e juntos estabelecendo ligações diárias nas pequenas e nas grandes coisas. Pensamento e, acima de tudo, atitudes sustentáveis. Ter um 'meio ambiente por inteiro' para mim, para você e para todos nós começa com mobilização. MO-BI-LI-ZAR para avançar, construir e mudar o nosso mundo a partir da cultura da sustentabilidade.

Motivação pela tecnologia verde.


O desenvolvimento sustentável retrata os problemas das bases de produção de tecnologia, que são limitadas às leis da natureza com a matéria-prima e aos aspectos sociais do desenvolvimento humano. Nos últimos anos a população mundial vem tendo atenção para um tema que muitas empresas já vinham se preocupando que é o meio ambiente, essa atenção pode ser justificada pelo motivo de que o meio ambiente é um provedor de matéria prima para a população em geral, sendo que a maior quantidade de matéria prima em geral utilizada é a água.
Preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento: este é o objetivo de todas as ações que garantam a sustentabilidade ambiental. Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, buscando a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas. A ideia é conseguir o desenvolvimento em todos os campos, sem que, para isso, seja necessário agredir o meio ambiente.
O uso de novas tecnologias têm sido um dos principais fatores para ajudar a manter um ambiente mais equilibrado, evitando assim um caminho de desperdício e focando uma maior eficiência energética.
É necessário ter uma noção de fatores que constituem o meio ambiente e de sua abrangência, também é importante entender as mudanças queestão ocorrendo e que poderão ocorrer no meio ambiente por motivos naturais e artificiais (causados pelo ser humano de maneiras diretas e indiretas). Medidas alternativas, que podem ser feitas através de investimentos tecnológicos para reverter degradações do meio ambiente.


A humanidade pode fazer bem mais do que já vem fazendo com relação ao meio ambiente, pois já existe tecnologia suficiente para melhorar a situação do meio ambiente e de nossa qualidade de vida. Quando se preocupa com o meio ambiente as pessoas deve iniciar um processo de conscientização percebendo como colaboraram com a degradação do meio ambiente e o que podem fazer para diminuir a intensidade como este processo está ocorrendo.

O Preço da Tecnologia


Vivemos numa sociedade completamente dependente das tecnologias, sendo as tecnologias muitos úteis no nosso dia-a-dia.

Já imaginou na sociedade atual, conviver sem os celulares iPhones , tablets, computadores, entre outros meios tecnológicos, que nos trazem praticidade e rapidez para resolver problemas que antigamente seria necessário o deslocamento de um lugar para o outro para resolver ? Pois é, como dito anteriormente a tecnologia é muito útil no nosso dia-a-dia.

Pensando por um outro lado, para que essas tecnologias cheguem em nossas mãos tem um  preço, e quem paga esse preço é o meio ambiente com os recursos naturais, que nós seres humanos destruímos de forma egoísta para suprir nossas necessidades, e não repomos tais recursos.

Toda essa inteligência humana de criar tecnologias, não deve ser usada apenas para criar celulares avançadíssimos, computadores, Scanners, entre outros, a tecnologia não se resume apenas em produtos eletrônicos, e  meios de comunicação. Isso é questão de reflexão, toda essa inteligência humana tecnológica, deve também ser utilizada para criar novos produtos eletrônicos menos poluentes, automóveis menos poluentes, formas de minimizar ou eliminar os impactos negativos trazidos para a natureza pela nossa produção e consumo descontrolado dos meios tecnológicos,e etc.

A tecnologia não é boa e nem má, nós que utilizamos de forma incorreta. É necessário pensar em sustentabilidade, o que não quer dizer que deixaremos de suprir nossas necessidades, más sim, evitaremos que com o nosso consumismo descontrolado e irresponsável venha impedir que as próximas gerações satisfaçam suas necessidades.

TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE



Vivemos em uma sociedade altamente dependente da tecnología, é tudo muito maravilhosos termos acesso a recursos a um clique do mouse, sistemas inteligentes capazes de dar aopoio a tarefas mais complexas como um super scanner que realizada uma varredura completa do paciente. Poderíamos refletir um pouco sobre todas essas facilidades do mundo moderno e tecnológico. É claro que pra tudo tem um preço, e esse preço pode ser muito alto e irreversível quando o assunto é o meio ambiente. Estamos cada vez mais consumindo produtos eletrônicos que por sua vez foram fabricados utilizando algum tipo de poluente, mas o fato é que a própria tecnologia que poderia reduzir a utilização de poluentes não está sendo utilizada na mesma velocidade de produção, o que pode estar acontecendo? Estudos demonstram que a velocidade de degradação é muito maior do que se pensa e que ao mesmo tempo o alerta é dado as autoridades.
É o momento de todos nós termos consciência e levarmos mais a sério quando formos jogar fora aquelas pilhas que não funcionam mais da máquina digital no lixo, quando formos nos desfazer daquele velho monitor CRT que foi substituído pelo de LCD, etc.
Estamos todos envolvidos, vamos acelerar esse processo de sustentabilidade e mostrar meios e soluções capazes de fazer diferença e recuperar o tempo perdido. Vamos usar as redes sociais para disseminar consciência, vamos fomentar o assunto e praticar a sustentabilidade.
As empresas precisam se tornar ambientalmente responsáveis para permanecerem no mercado.



segunda-feira, 7 de abril de 2014

Tecnologia,Sustentabilidade e Moda

Algumas pessoas devem estar se perguntando tecnologia,sustentabilidade e moda,o que uma coisa tem haver com outra?Vamos lá por mas que seja um ideia inovadora, podemos dizer que a junção ficou excepcional.Para muitos a tecnologia está ligada a eletrodomésticos,maquinas multifuncionais,celulares entre outros e a sustentabilidade está ligada ao planeta como cuidar,preservar para que no futuro não sofrermos com os prejuízos.
Foi pensando desta forma que o estilista Jeferson R.Ricardo (Jeff ),gerente de produto da marca Vila Romana,começou a inovar com roupas e tecidos tecnológicos com alguns benefícios,criou a "roupa do futuro",não com aquele pensamento futurista com roupas estranhas,parecidas com robôs com cores prateadas e com formas geométricas,foi pensando nas tendencias e época do futuro.
Junto com a equipe do Portal Vital fizeram uma pesquisa sobre esses novos matérias que evoluirão muito no mercado,foram encontrados por eles tecidos comuns ao primeiro contato,mas com alguns aspectos muito favoráveis a todos como o tecido com o poder de hidratação,memoria e proteção UV.
Exemplos de alguns ecotecidos:
Algodão colorido: Dispensa o tingimento pois a cor já é do próprio algodão é ótimo para pessoas com alergia a tecidos,pois não contem corantes e nem aditivos químicos.
Tecido pet: Ele é produzido por garrafas plasticas descartáveis,é uma matéria prima que podem ser usadas em malha, cotton e moletom entre outros tecidos.
Além desses ecotecidos temos também os que produzem proteção UV,tecido para atletas e o tecido contra celulite,que é um tecido co cristais bioativos,que estimulam o metabolismo,reduzindo o aspecto desagradável dos furinhos na pele.
Com tantas dicas fica mas fácil se vestir bem,ficar na moda e ainda proteger o mundo,com responsabilidade e sem medo de degrada-lo,vamos se conscientizar e fazer o mundo feliz.


domingo, 6 de abril de 2014

Fiema Brasil - feira internacional de tecnologia para o meio ambiente

   

banners-fiema_300x300
Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente tem o objetivo de aproximar um número crescente de empresas e organizações, nacionais e internacionais, voltadas para a produção de tecnologia, soluções e serviços focados no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável. Os stakeholders têm oportunidade tanto de se conhecer quanto de travar importantes negociações. A tendência de concretização cada vez mais elevada do conceito green is green (o verde é bom negócio) dá fôlego de sobra à exposição e cria um ambiente fértil para todo os participantes.
É um espaço de integração, debates, pesquisas, troca e circulação do conhecimento. A Fiema é um evento que liga quem desenvolve tecnologia voltada ao meio ambiente a quem busca soluções inteligentes na área.
Realização: 22 a 25 de abril de 2014
Local: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (Alameda Fenavinho, 481 – Bento Gonçalves/RS)